sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sobre Martha Medeiros



Ontem eu estava relendo a crônica "A interferência do tempo" de Martha Medeiros, do livro COISAS DA VIDA, e fiquei pensando sobre o trecho:

"...Eu cresci. Por dentro e por fora (e, reconheço, pros lados) Sou gente grande, como se diz por aí. E o mundo á minha volta, á nossa volta, virou aldeia, somos todos vizinhos, todos vivendo apertados, financeira e emocionalmente falando. Saudade de uma alegria descomunal, de uma esperança gigantesca, de uma confiança do tamanho do futuro, quando o futuro também era infinito á nossa frente."

O tempo não poupa ninguém! E como não somos eternos de corpo, cabe a cada um saber o que fazer como o presente que temos chamado vida. Depende só de nós saber se queremos viver, arriscar, em toda amplitude da vida ou apensa existir, fazer história ou apenas passar discretos pela vida.
E quando o assunto é saudade...
Bah! Tenho tanta!
Saudade do tempo que meus pais moravam perto de mim, e que estavam sempre pertinho. Saudade de poder caminhar e conversar com minha irmã, e rir muito com ela! Saudade de morar poucas quadras da minha melhor amiga e ter mais tempo pra ficar com meus amigos. Saudade de dormir abraçada com minha irmã caçula. Saudade de ser vizinha do meu namorado, e poder ver ele na janela todas as manhãs (rsrs). Saudades dos verões que eu passava com meus primos. Saudades imensas de meus avós. Saudades saudades saudades... E tudo muda, cada um tem sua vida e suas responsabilidades. Mas continuamos sempre juntos na alma, mesmo que os corpos estejam separados.

Os livros da Martha Medeiros! Eu, assim como muitas e muitas pessoas, me identifico com tudo o que ela escreve. Todas as crônicas dela falam de sonhos, desilusões, amores, lembranças, cotidiano e todos os assuntos que fazem a gente perceber que todos erram e acertam, como o ser humano é simples e complexo, como pensamos e agimos semelhantemente.
Todo mundo já passou um dia por algum perrengue, perrice, um pesar. E quem nunca se apaixonou, viveu alguma aventura, riu até doer a barriga, desejou que algum acontecimento durasse eternamente, sentiu saudade?

Aqui, um o livro Coisas da vida, da Martha:




E aqui ela, que eu admiro muito!

2 comentários: